Fitagem no cabelo: veja como fazer a finalização dos cachos

fitagem no cabelo

Para quem é cacheada, crespa ou ondulada e adora uma definição a mais nos cabelos, já deve ter ouvido falar de uma das técnicas mais queridas para finalizar as madeixas, que é a fitagem no cabelo.

Essa é considerada uma das formas mais versáteis e adoradas por todas que possuem cachinhos na cabeça, visto que, ela contribui para uma melhor texturização dos fios, além de evitar o surgimento do frizz e proporcionar diversos day after sem a preocupação do cabelo desmanchar.

fitagem no cabelo
Continue lendo para descobrir como fazer fitagem no cabelo. | Foto: Freepik.

Caso você já possua o cabelo naturalmente cacheado ou esteja passando pela transição capilar e não tenha a menor ideia do que se trata a fitagem ou como incluí-la em sua rotina, não se preocupe! Continue acompanhando este artigo que nele terá mais detalhes sobre esse processo amado por todas.

O que é fitagem no cabelo?

Como mencionado anteriormente, a fitagem nada mais é do que uma das técnicas mais fáceis de trazer texturização e definição aos cabelos, isso, independente da curvatura dos fios.

Ela consiste em separar as madeixas na quantidade desejada, com um pouco de creme para pentear, óleo de cabelo ou até mesmo uma gelatina capilar de sua preferência. Deve-se aplicar o produto mecha por mecha e com os dedos fazendo o processo da fitagem, enrolando cada cacho nos dedos, das pontas até a raíz, para depois soltá-lo lentamente. Então, é só observar a mágica acontecer.

Cabelo com fitagem.
Quando você finaliza seu cabelo com fitagem, os cachos ficam lindos e podem mais.| Foto: Freepik.

Apesar de ser simples, é preciso que antes, as cacheadas, crespas ou onduladas entendam o seu tipo de cabelo e quais são os produtos necessários para usar na hora da finalização. Isso ajuda para que o resultado seja maravilhoso no final.

Como fazer fitagem no cabelo?

Quando se tem prática e já se conhece as necessidades do seu cabelo, o processo de fitagem se torna mais fácil. No entanto, é preciso entender que existem diferentes tipos de fitagem, sendo as mais comuns:

Fitagem tradicional

Além de prática, essa técnica é uma das mais utilizadas. Após o banho e com os fios limpos e úmidos, separe o cabelo e divida as mechas em pequenas quantidades, escolha um creme para pentear de sua preferência e aplique o produto em quantidade suficiente para espalhar por toda a mecha separada. Com os dedos, e sem aplicar na raiz, fite o cabelo de cima para baixo até que todo o creme seja distribuído. Repita o processo por todo o cabelo.

Fitagem com a escova

Assim como a fitagem tradicional, o processo com a escova é similar, contudo, ele é feito utilizando um objeto específico para auxiliar na forma de finalização. Atualmente, é possível encontrar a famosa escova polvo, sendo ela própria para este tipo de ocasião.

Fitagem estruturada

Para as amantes de definição, a fitagem estruturada é ideal para a sua rotina capilar. Ela coadjuva com uma melhor estrutura para os fios. O segredo são os produtos utilizados, como o óleo ou um gel específico.

Todas as técnicas mencionadas requerem que o cabelo esteja levemente úmido, isso contribui com que o processo de finalização se torne mais prático e rápido. Além do mais, os produtos utilizados também são de extrema importância, utilize um bom ativador de cachos ou creme com fórmula leave-in, pois eles contribuem para que os cabelos não fiquem pesados, além de auxiliar seus movimentos.

No final dos três tipos de fitagem, cada indivíduo tem a opção de utilizar um secador juntamente de um difusor, ou deixar os cabelos secarem naturalmente ao longo do dia.

Além do mais, aqueles que adoram um volume podem utilizar um pente garfo para ajudar no processo e dar mais volume aos cabelos, proporcionando o surgimento do tão sonhado volumão.

O que fazer após a fitagem?

Como observado, o processo para a realização da fitagem é extremamente tranquilo. Contudo, um tanto quanto demorado. Mas para fazer com que os cabelos permaneçam com aquela definição maravilhosa após a finalização, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.

Primeiramente é muito importante que os produtos utilizados durante a estimulação dos cachos sejam adequados para cada tipo de fio. Isso contribui com uma durabilidade maior da curvatura dos cachos.

Ademais, os tipos de toucas, fronhas e até mesmo os prendedores de cabelos que serão utilizados no decorrer dos seus dias, contam para que as madeixas continuem cada dia mais lindas. Muitas pessoas recorrem à utilização destes objetos em tecidos de cetim, já que eles contribuem com a diminuição do frizz.

Quais produtos utilizar durante a fitagem?

Sabendo de todo o processo da fitagem para os cabelos, saiba quais são os produtos ideais para utilizar durante esse procedimento de finalização. Como abordado anteriormente, o ideal antes de começar a finalizar as suas mechas, é conhecer as necessidades dos fios. Desta forma, você poderá escolher os produtos adequados e tornar o resultado ainda mais perfeito e duradouro.

Sendo assim, opte por empresas as quais seja possível verificar quais são os ingredientes utilizados durante a produção de cada produto. Essa é uma prática importante para ter ciência de quais são os componentes presentes nas composições, visto que os fios são partes delicadas do corpo, onde não se pode passar qualquer tipo de substância.

Como fazer fitagem no cabelo
Agora que você já sabe fazer fitagem no cabelo, saiba também quais os melhores produtos! | Foto: Freepik.

Conheça o Slow Beauty, uma curadoria de cosméticos parte do grupo Leuces, o qual trabalha com produtos naturais e o melhor, livre de crueldade animal, além de ser amigo do meio ambiente e proporcionar transparência total nos ingredientes das fórmulas de seus produtos.

O Slow Beauty trabalha com um catálogo repleto de opções e produtos para todos os tipos de pessoas, eles produzem desde cosméticos que contribuem com os cuidados dos cabelos, até itens para o rosto, maquiagens e kit para o corpo. Tudo isso livre de crueldade animal com seus produtos veganos e biodinâmicos, e sem prejudicar o meio ambiente, além de proporcionar aos seus clientes total transparência desde sua concepção até a entrega do produto aos destinatários.

Gostou das dicas apresentadas nos tópicos anteriores sobre fitagem no cabelo e quer contribuir com a preservação do meio ambiente? Não deixe de conferir as diversas opções que o catálogo do Slow Beauty tem a oferecer. Além de arrasar com a sua nova finalização utilizando a técnica da fitagem, você também pode fazer parte da diferença, protegendo os animais e conservando o planeta.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastrar Informaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, informe seu melhor e-mail abaixo.
Abrir bate-papo