Ressecamento do couro cabeludo: veja o que fazer a respeito

Couro cabeludo ressecado ressecamento do couro cabeludo

Sua cabeça anda coçando com mais frequência? Você está encontrando “floquinhos de neve” na cabeça? Talvez você ache que já tenha a resposta na ponta da linha: caspa. Mas, por mais que pareça um óbvio, a caspa é muito parecida com outro problema capilar: o couro cabeludo ressecado

 

Esse fator possui uma característica que o difere muito bem da caspa e que por ser pouco conhecida, pode afetar e muito a sua saúde capilar. 

 

Hoje, o Slow Beauty te conta o que é o ressecamento do couro cabeludo e como tratar desse problema incômodo.

 

 

Quais são as principais causas do couro cabeludo ressecado? 

Além da predisposição genética existem diversos fatores do cotidianos que podem afetar a saúde dos fios e se apresentam como as principais causas do couro cabeludo ressecado, entre elas:

 

Muitas lavagens 

Por mais que gostemos de ter os cabelos limpinhos e cheirosos, a oleosidade não é uma inimiga. A produção de óleo dos fios, serve como uma película protetora e só se torna um problema quando é excessiva.

 

Lavar o cabelo com frequência pode remover os óleos naturais do couro cabeludo e deixá-lo ressecado e irritado.

 

Químicas 

Produtos de cabelo como tinturas com amônia bem como relaxantes e permanentes podem ser agressivos e causar ressecamento no couro cabeludo. Manter o cabelo o mais natural possível evitar o surgimento de alergias, inflamações, e doenças capilares e de pele.

 

Produtos agressivos 

Por falar em química, produtos para cabelo tradicionais, contém uma composição mais agressiva que por mais que pareçam inofensivas inicialmente, a médio e longo prazo são os maiores inimigos da saúde capilar.

 

Isso porque substâncias comuns em cosméticos como sulfatos, parabenos, petrolatos e silicones podem causar ressecamento ou pesar nos fios. Além disso, são mais propícias a causar alergias.

 

Fontes de calor 

O uso frequente de modeladores térmicos como secadores, chapinhas e babyliss pode retirar a umidade natural do cabelo da região da raiz, levando ao ressecamento do couro cabeludo. 

 

Pele seca 

A falta de hidratação causa perda de nutrientes e enfraquecimento dos fios e por mais que existam fatores que contribuem para esse fator negativo, muitas mulheres possuem a pele naturalmente mais seca e precisam apresentar uma maior atenção à saúde capilar para evitar o ressecamento do couro cabeludo.

 

As glândulas sebáceas de mulheres com a pele mais seca, não produzem a quantidade de óleo necessária para a proteção capilar, o que interfere diretamente quando se trata de hidratação e nutrição.

 

Caspa vs Couro cabeludo ressecado 

Não, caspa e couro ressecado não são a mesma coisa! A caspa é uma descamação do couro cabeludo relacionada ao excesso de oleosidade de oleosidade no couro cabeludo, infecções fúngicas e sensibilidade a certos produtos capilares. Já a causa do ressecamento do couro cabeludo é obviamente a falta de hidratação, gerando um couro capilar seco.

 

A confusão acontece porque os sintomas são bem parecidos: a caspa gera descamação do couro cabeludo, coceira e irritação. O couro cabeludo ressecado também pode causar coceira e irritação, mas pode ser acompanhado por flocos de pele secos e escamosos.

 

Mas a grande diferença entre esses dois problemas capilares é que a caspa está relacionada a oleosidade excessiva e o couro cabeludo ressecado à raiz seca. Ou seja, enquanto a caspa pede uma esfoliação capilar e um shampoo um pouco mais adstringente, o couro ressecado pede uma hidratação com urgência e nada de produtos anticaspa pois esses piora o ressecamento.

 

Como reconhecer um couro cabeludo ressecado? 

O primeiro sinal para identificar o couro cabeludo ressecado é a coceira. Quando ela aparecer você já pode verificar se o couro cabeludo está avermelhado e irritado e se há sensação de repuxamento. Esse problema também afeta a estrutura capilar começando pela raiz, tornando perceptível fios fracos, quebradiços e opacos pelo comprimento.

 

Não esqueça de reparar se o couro está ressecado ou oleoso, pois ajuda a diferenciar o ressecamento da caspa.

 

Como tratar o couro cabeludo ressecado? 

É importante se concentrar na hidratação dos fios e lavá-los duas vezes por semana com produtos hidratantes. Enquanto isso, evite expor o cabelo a agentes externos como poluição, raios solares, água salgada e fontes de calor, que piora o couro cabeludo ressecado.

 

Não esqueça de conversar com um dermatologista para verificar se é couro cabeludo ressecado ou caspa, assim você se concentrará no tratamento certo.

 

Quais são os melhores produtos para tratar o couro cabeludo ressecado? 

Os melhores produtos para tratar couro cabeludo ressecado são aqueles que hidratam os fios, protegem a raiz e que contam com substâncias que estimulam a circulação sanguínea na região irritada.

 

Máscara capilar 

As máscaras capilares contém ingredientes hidratantes e nutritivos, como óleos vegetais, vitaminas, aminoácidos e outros nutrientes, que ajudam a reequilibrar o nível de umidade do couro cabeludo e dos cabelos, evitando que percam a hidratação. Elas também ajudam a fortalecer os fios, prevenindo a quebra e a queda de cabelo.

 

Além disso, muitas máscaras capilares contêm ingredientes calmantes e anti-inflamatórios, como camomila, aloe vera, mentol e outros, que podem ajudar a aliviar a irritação e a coceira no couro cabeludo ressecado.

 

Tônico capilar

O tônico capilar pode ser uma ótima opção para ajudar a tratar o couro cabeludo ressecado, já que ele contém ingredientes que ajudam a hidratar, nutrir e equilibrar a produção de sebo na região.

 

O tônico capilar também ajuda a estimular a circulação sanguínea na região da raiz, facilitando o transporte de vitaminas e nutrientes.

 

Pré-shampoo 

O pré-shampoo é um produto que pode ser usado antes da lavagem com o shampoo tradicional, e que pode ajudar a tratar o couro cabeludo ressecado protegendo da ação adstringente de shampoos mais fortes.

 

Ele ajuda a desobstruir os folículos capilares e remover as impurezas acumuladas na região do couro cabeludo, que podem estar contribuindo para o ressecamento. Isso pode ser especialmente importante para quem usa produtos para os cabelos com frequência, ou para quem pratica atividades físicas que levam ao suor excessivo na região.

 

Os pré-shampoos contêm ingredientes como óleos vegetais, manteigas, vitaminas, que ajudam a nutrir e hidratar o couro cabeludo antes da lavagem. Isso pode ajudar a prevenir a sensação de coceira, a descamação e outros problemas associados ao ressecamento.

 

Quais são as melhores práticas para prevenir que o couro cabeludo fique ressecado? 

Algumas das melhores práticas para prevenir o couro cabeludo ressecado incluem:

 

Frequência de lavagem equilibrada 

Lave o cabelo regularmente, mas não com muita frequência, pois isso pode remover os óleos naturais do couro cabeludo que ajudam a mantê-lo hidratado. Opte por lavar os fios por apenas duas vezes, enquanto cuida desse probleminha.

 

Aplicação correta dos produtos 

Nada de encher a mão de shampoo. O excesso do produto pode ressecar desde a raiz, ao comprimento e as pontas. O correto é passar uma quantidade equivalente a uma moeda de shampoo (suave) na raiz, massageando suavemente.

 

Temperatura da água 

Evite usar água quente para lavar o cabelo, pois isso pode ressecar o couro cabeludo, abrindo suas escamas, causando e piorando irritações capilares. Se você sofre de ressecamento no couro cabeludo, a água fria irá limpar seus cabelos mais suavemente sem machucar.

 

Produtos seguros 

É importante que os produtos de cuidados com os fios sejam realmente seguros e focado na saúde capilar.

 

Use shampoos suaves e sem sulfatos, para evitar a remoção excessiva da película que protege o couro e os fios. As melhores opções são sempre os produtos naturais e orgânicos, pois evitam alergias e irritações!

 

Nada de produtos anti-caspa! pois ele remove a oleosidade dos fios, piorando a desidratação. Tenha certeza se seu caso se trata de couro cabeludo ressecado ou caspa. Como dissemos, por mais que sejam problemas parecidos, possuem traços diferentes e bem específicos e a função dos produtos de tratamento não pode ser subestimada.

 

Deixe o cabelo secar naturalmente 

Evite o uso frequente de ferramentas de styling de calor, como chapinhas e secadores, para não causar danos ao couro cabeludo e aos fios de cabelo.

 

No geral, o uso em excesso desses aparelhos não é saudável nem para a raiz nem para o comprimento pois além do couro cabeludo ressecado, o comprimento e as pontas também sofrem com a desidratação causada, gerando danos capilares.

 

A melhor opção é lavar o cabelo cedo e deixar com que seque sozinho. Em dias de correria, pode usar o secador, mas em temperatura baixa, utilize o ar frio. Nunca deixe o secador muito próximo à raiz, principalmente se ele não contar com regulagem.

 

Não fique exposta ao sol 

Os raios solares podem  queimar a  pele do couro cabeludo e os fios da mesma forma que queima nossa pele. Por isso, ao sair, use um chapéu ou protetor solar capilar para evitar o couro cabeludo ressecado (ou feridas piores).

 

Mantenha uma dieta saudável

Uma alimentação equilibrada, incluindo alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como abacate, castanha e nozes, bem como o espinafre e as frutas cítricas que contém vitamina C, ajudam a hidratar e desinflamar o couro cabeludo ressecado.

 

Beba bastante água 

Para manter o couro cabeludo hidratado e saudável, nada mais sensato que hidratar o corpo de dentro para fora. Não esqueça da velha regrinha de beber dois litros d’água por dia! Leve uma garrafinha sempre com você.

 

Seguindo direitinho essas práticas, com certeza você conterá o couro cabeludo ressecado e claro, deixará sua raiz, seu comprimento e pontas hidratadas e saudáveis! Confira os produtos naturais e nutritivos do Slow Beauty. Todos são suaves e perfeitos para tratar do seu seu couro cabeludo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastrar Informaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, informe seu melhor e-mail abaixo.
Abrir bate-papo