Cabelo ruim existe mesmo? Entenda a origem desse mito e veja como valorizar seu cabelo

A expressão “cabelo ruim” é preconceito e deve ser deixada de lado! Se você tem um cabelo cacheado ou crespo, com certeza já ouviu a expressão “cabelo ruim” de alguém se referindo a você. O Slow Beauty sempre conversa de forma divertida, mas responsável com todas as nossas clientes e seguidoras do blog, e com este assunto não seria diferente.

Hoje vamos conversar sobre essa expressão e por que ela é equivocada e deve urgentemente parar de ser utilizada, pois se trata de preconceito com cabelo cacheado.

cabelo ruim
Cabelos cacheados e crespos se enquadram nos tipos 3 e 4 de cabelos. | Foto: Unsplash.

De onde surgiu a ideia de cabelo ruim?

A expressão “cabelo ruim” é um termo pejorativo utilizado para diminuir a beleza e respeito de pessoas com cabelos crespos ou cacheados. Essas pessoas normalmente são negras ou pardas, assim, é uma expressão extremamente racista e por isso deve ser abandonada. 

A ideia da existência de um tipo de cabelo “ruim” implica na existência de um cabelo “bom”, o que não é verdade. Dentro dessa lógica, o cabelo “bom”, no caso entendido como de “melhor qualidade” ou mais bonito é consequentemente atribuído a pessoas brancas de cabelos lisos. 

Essa referência acontece porque por muito tempo e anos de escravidão as pessoas negras foram atreladas a coisas ruins e diversos estereótipos, tendo sua cultura e até mesmo estética não apenas desvalorizados, mas desprezados.

No desprezo de um, a ascensão da beleza do cabelo liso ganha espaço juntamente com a cultura colonial dos europeus, da pele branca e das mais diversas influências que países colonizadores impuseram sobre países colonizados. 

A ideia de um “cabelo ruim” e um “cabelo bom” é antiquada e refere-se a tempos em que a cultura africana e latino-americana não tinha lugar. Porém, hoje esses continentes são livres e assim, suas culturas e estéticas também devem ser.  Afirmar que o cabelo de um colega é “bom” pois é liso ou “ruim” pois é crespo ou cacheado apenas vai perpetuar preconceitos e estereótipos e é preciso mudar essa realidade. 

Quais são os tipos de cabelos?

Mas como mudar tudo isso? Primeiramente, com informação! Por isso, o Slow Beauty também veio falar sobre os diversos tipos de cabelos e que cada um deles deve ser cuidado de forma específica, para realçar sua beleza, principalmente os crespos e cacheados! 

Cabelos Lisos (tipo 1)

Nos cabelos lisos o tipo 1A (com fios mais finos e escorridos, com pouco volume e muita tendência a formação de nós); o tipo 1B (fios mais finos e menos finos, nesse tipo há mais facilidade em modelar o cabelo); e 1C (fios bem grossos e de difícil modelação). 

Cabelos ondulados (tipo 2)

Dentro dos cabelos ondulados temos o 2A (textura dos fios é fina, é “quase liso”, mais oleosos, mas formam pequenas ondas); 2B (têm uma curvatura mais fechada, com ondas mais formadas, podem ter bastante frizz); e o 2C (com uma quantidade maior de ondas, sendo elas menores, mas com curvaturas bastante fechadas, mais aproximadas do “enrolado”.

Cabelos cacheados (tipo 3)

Nos cabelos cacheados temos o 3A (sendo mais pesado, com cachos mais soltos e abertos e bastante movimento); o 3B (é ondulado desde a raiz, volumoso, cachos fechados e simétricos, com maior tendência a ressecar os fios); e o 3C (fios e cachos mais juntos e finos, com cachos bem definidos e fechados). 

Cabelos crespos (tipo 4) 

Com os cabelos crespos temos o 4A (quando molhado, ainda tem cachos bem certos, fios cacheados desde a raiz e com mais volume), 4B (Fios mais finos e frágeis, cachos alternados, bastante volume, mas com cachos nem sempre definidos); e 4C (Fios quase sem definição naturalmente e é marcado por bastante volume). 

Como cuidar de cabelos crespos e cacheados?

Os diversos tipos de cabelos nos mostram o grave erro que é taxar alguns cabelos como “bons” e outros como “ruins”. No final das contas isso é apenas preconceito com cabelos cacheados e crespos. Todos os cabelos são maravilhosos, principalmente se são de pessoas maravilhosas!

Vamos aprender a cuidar dos nossos cabelos crespos e cacheados?  Os cuidados com os cabelos crespos e cacheados não são nenhum segredo e têm muita coisa em comum com os cuidados com cabelos lisos e ondulados. Olha só: 

Temperatura da água

Evite lavar o cabelo com água muito quente, isso pode levar ao ressecamento dos fios! Essa dica também serve para aparelhos como chapinhas e secadores. 

Óleo como pré-lavagem

Utilizar um óleo de tratamento antes do shampoo ajuda a limpar os fios de forma que não tire toda sua hidratação, evitando também o ressecamento. 

Pentear

Cabelos crespos e cacheados não se penteiam com força, mas com jeito, delicadeza e a ajuda de uns creminhos. Fios dos tipos 3 e 4 devem ser penteados estando úmidos e com a ajuda de um creme! Ah e se você usar um pente com dentes largos, fica melhor ainda! 

Lenço de seda ou cetim

Utilizar fronhas de travesseiro de seda ou de cetim ou até mesmo toucas desses tecidos é uma ótima ideia para reduzir o frizz nos seus belos cachos!

Produtos

Usar produtos específicos para cabelos crespos e cacheados faz uma diferença gigante no cuidado do seu cabelo. Desde shampoo e condicionador e até mesmo cremes para definição e finalização! 

Cronograma capilar

Faça um cronograma capilar para acompanhar os dias que lavou o cabelo, estabelecer dias exatos para hidratação, umectação, nutrição e todos os outros procedimentos importantes para manter sua saúde capilar!

Não lave o cabelo todos os dias

Lavar os cabelos todos os dias não é saudável para nenhum tipo de cabelo, ainda mais os crespos e cacheados. Esse hábito além de dar muito trabalho apenas vai tirar a hidratação e brilho natural dos seus fios!

Sobre o Slow Beauty

Se você gostou das nossas dicas sobre como cuidar de cabelos crespos e cacheados, continue acompanhando nossos conteúdos! Lembre-se que não existe nenhum tipo de “cabelo ruim”, mas apenas o preconceito que deve ser deixado de lado!  O Slow Beauty tem o objetivo de trazer aos consumidores uma curadoria especializada em produtos para cabelo e marcas naturais, baseada na transparência desde a concepção até a entrega do produto. Temos prazer em te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastrar Informaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, informe seu melhor e-mail abaixo.
Abrir bate-papo