Talvez você já tenha ouvido falar na glicerina. Mas, você sabia que ela está presente em diversos produtos do seu dia a dia? Pois é. E os cosméticos não ficam de fora. A glicerina no cabelo é muito procurada por quem deseja potencializar a saúde capilar e conquistar uma hidratação maravilhosa nos fios.
Se você ficou curiosa para aprender mais sobre a glicerina, não pode deixar de conferir esse conteúdo que o Slow Beauty trouxe para solucionar suas dúvidas sobre o uso da glicerina no cabelo.
Saiba quais são as formas de usá-la, os seus benefícios e muito mais! Siga em frente com a leitura!
O que é glicerina e como funciona?
A glicerina é um composto com características emoliente, umectante e lubrificante. É um álcool de açúcar, extraído de fontes animais ou vegetais, ou podendo ser também fabricado sinteticamente.
Comumente ela é vendida em frascos, encontrados nas farmácias e mercados, por preços acessíveis.
Ao ser utilizada nos cabelos, a glicerina atua na proteção da fibra capilar, fazendo com que os fios não percam umidade tão fácil, o que contribui para uma maior durabilidade da hidratação das madeixas.
Mas como a glicerina faz isso? É bem simples de entender: a glicerina, passada pura no cabelo, retira a umidade do ar e deposita nos fios, colaborando para a reposição hídrica.
Como usar glicerina no cabelo?
É importante saber como usar glicerina para ter excelentes resultados. Uma das formas mais fáceis de usar a glicerina é incluir ela em misturas de produtos para o cabelo, como cremes ou máscaras capilares utilizadas durante o banho.
Um modo de uso que podemos te ensinar agora, para você fazer no banho, é:
- Lave seu cabelo, para começar, apenas com o seu shampoo de costume;
- Retire o excesso de água dos fios;
- Divida seu cabelo em mechas;
- Misture 2 colheres de sopa de máscara (de preferência de hidratação ou nutrição) e 1 colher de sopa de glicerina vegetal;
- Aplique em todas as mechas e deixe agir por 20 ou 30 minutos;
- Enxágue e aplique o condicionador;
- Deixe o cabelo secar e faça a finalização como quiser.
Se você não tiver máscaras capilares, existem receitas que substituem esse produto por soro fisiológico. A proporção é a mesma. Teste para ver qual você gosta mais!
Principais benefícios de usar glicerina no cabelo
Como dissemos acima, usar a glicerina no cabelo traz muitas vantagens, das quais podemos elencar:
Maior hidratação dos fios
A glicerina deposita a água do ambiente no cabelo e proporciona mais hidratação por mais tempo.
Evita o ressecamento dos fios
Como a glicerina possui um poder hidratante fortíssimo, ela impede o ressecamento do cabelo.
Mais definição para seu cabelo
Por conta da ação umectante, a glicerina ajuda na definição dos fios e até na manutenção de cachos e penteados modelados.
Redução do frizz
Graças à sua ação hidratante e umectante, a glicerina é um importante aliado para te ajudar a reduzir o frizz do seu cabelo.
Diminui a quebra capilar
Isso mesmo! A glicerina fornece resistência aos fios, amenizando a quebra deles.
Reduz a formação de pontas duplas
Já que diminui a quebra e hidrata, seu cabelo vai estar blindado contra as terríveis pontas duplas.
Contudo, se atente na hora em que for usar a glicerina no seu cabelo. Caso ela seja aplicada diretamente no couro cabeludo, pode causar irritações e alergias, e também aumentar a oleosidade dos fios, levando à caspa e à queda.
Além disso, como informamos, a glicerina retira a água do ar e deposita nos fios. Dessa forma, é interessante você prestar atenção na previsão do tempo, dando preferência ao uso da glicerina em dias com alta umidade do ar (maior que 70%). Caso contrário, o efeito que a glicerina proporcionará será de ressecamento, e não de hidratação como você quer.
Uma boa dica é borrifar água nos fios, caso deseje utilizar a glicerina em dias bem secos e quentes. Assim, ela garante os benefícios da hidratação e umectação .
Outro ponto super relevante de se atentar é no uso de fontes de calor, como secador de cabelos, chapinhas e babyliss. Esses aparelhos são feitos para modelar os fios a partir do calor, esquentando a parte externa do cabelo. Por essa razão, usar glicerina antes ou depois de utilizar esse aparelhos não é muito indicado, porque a glicerina não tem um poder de devolver umidade ao cabelo ultra ressecado por conta do calor extremo submetido aos fios.
Por fim, você igualmente pode usar a glicerina para modelar seus cabelos. E se você tiver cabelos crespos ou cacheados, a nossa recomendação é em dobro! A glicerina é ótima para controlar o frizz e ajudar na definição dos fios, e também contribui para desembaraçar mais facilmente os cabelos. Super prático, tudo o que queremos, não?
E viu só como é fácil usar a glicerina no cabelo? Continue acompanhando o blog do Slow Beauty para mais conteúdos e inspirações apaixonantes!