Tipos de shampoo: você conhece todos? Entenda quando cada um deve ser usado

Tipos de shampoo.

Muitas pessoas têm o costume de lavar o cabelo todos os dias, ou várias vezes na semana. Algumas, porém, não seguem esse padrão e realizam lavagens com menos frequência. Mas você já parou para pensar que o shampoo que você usa pode ser o elemento que está desequilibrando e piorando sua saúde capilar? E pasme: você sabia que existem mais de cinco tipos de shampoo? E que cada tipo possui um desempenho mais ou menos satisfatório dependendo do seu tipo de cabelo? Com certeza você ficou curioso e quer aprender mais.

 Tipos de shampoo.
Descubra como cada tipo de shampoo deve ser usado e melhore sua rotina de cuidados capilares. | Foto: Freepik.

O post de hoje do Slow Beauty veio para te ajudar a solucionar suas dúvidas e te mostrar como você precisa entender mais a fundo sobre o universo dos shampoos para melhorar sua rotina de cuidados com seu cabelo. Você não vai querer perder essa, né? Siga em frente com a leitura para ver mais!

Afinal, qual é a função do shampoo de verdade? Se você respondeu “limpar o couro cabeludo” saiba que o poder da ação do shampoo vai muito além do que uma simples limpeza.

Shampoo leitoso
Aprenda o que o shampoo realmente faz por você. | Foto: Freepik.

Bom, para você entender tudinho sobre o guia de shampoos que o Slow Beauty preparou, é preciso que você comece pelo básico e entenda o que, de fato, o seu shampoo pode fazer pelos seus cabelos.

Em primeiro lugar, você já deve ter notado que a própria palavra shampoo possui duas grafias: shampoo e xampu. E as duas estão corretas! Shampoo é apenas o termo mais popularizado, porque vem do idioma inglês.

Mas Slow, e para que serve o shampoo, então? Como falamos antes, o shampoo tem sim a finalidade de limpar o cabelo, mas não é só isso. Ele remove qualquer tipo de sujeira do couro cabeludo, e, para fazer isso, usa a tecnologia de abrir as cutículas dos fios para poder acessar as impurezas mais profundas, e limpar de dentro para fora. Interessante, não?

Ah, não se preocupe. As cutículas são fechadas pela ação do condicionador, mas falaremos dele mais adiante.

Como você viu, o shampoo é um agente poderoso na limpeza dos cabelos. Entretanto, você sabe qual o tipo certo para atender às necessidades dos seus fios? Vamos falar sobre isso no tópico abaixo, confira!

Quais são os tipos de shampoo?

Cada tipo de cabelo pede uma qualidade específica de shampoo. Acompanhe elas e escolha a mais adequada para você:

1. Shampoo Leitoso (ou shampoo cremoso)

Os shampoos que possuem textura leitosa ou cremosa estão relacionados à etapa de hidratação capilar, e, por conta disso, oferecem uma limpeza mais suave em comparação aos outros tipos.

É recomendado para cabelos secos, ressecados ou com muitas químicas. Mas atenção: se o seu cabelo é oleoso ou bem fino, esse tipo de shampoo não é o ideal para você pois pode piorar o aspecto dos seus fios.

2. Shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos já remete o nome a uma limpeza mais agressiva. Sua finalidade é limpar de modo mais profundo a raiz do couro cabeludo, retirando quaisquer excessos de oleosidade e sujeira.

Porém, como são mais fortes que os outros tipos de shampoos, não é recomendado usá-los com frequência. O ideal seria em um intervalo de 15 dias entre cada aplicação.

3. Shampoo transparente

Possuem função de limpeza profunda, e são indicados para todos os tipos de cabelo, principalmente os mais oleosos!

Também seguem a regra dos shampoos antirresíduos: não devem ser utilizados com muita frequência, a não ser que seu cabeleireiro recomende o uso semanal.

4. Shampoo perolado

Enquanto o shampoo antirresíduos oferece uma limpeza extra-forte, o leitoso vai por um caminho mais suave. E existe algum tipo de shampoo que esteja no meio-termo entre esses dois extremos? Sim! Este é o shampoo perolado.

Dos shampoos vendidos por aí, em farmácias e supermercados, o shampoo perolado é o mais comum, pois hidrata ao mesmo tempo em que limpa os fios.

Por ser mais leve que aqueles citados anteriormente, é o tipo de shampoo campeão nas recomendações: pode e deve ser usado todos os dias!

5. Shampoo sem sal

Como o próprio nome já diz, o shampoo sem sal não contém sal em sua fórmula. Mas não se engane: ele fornece uma limpeza bem boa para os fios.

É bastante indicado para cabelos que passaram por químicas como a progressiva.

6. Shampoo sem sulfatos

Também conhecidos como low poo, são shampoos que não produzem muita espuma e oferecem uma limpeza suave aos fios.

Shampoo para todos os tipos de cabelo
Conheça os mais de 5 tipos de shampoo existentes e entenda para o que eles servem! | Foto: Freepik.

Qual é o melhor shampoo para cada tipo de cabelo?

Cada curvatura de cabelo demanda um tipo diferente de shampoo também. O melhor tipo de shampoo é aquele que atende às necessidades do seu couro cabeludo com eficácia. Saiba mais:

Cabelos cacheados ou crespos: São tipos de cabelos que são naturalmente mais ressecados. Por isso, não precisam de tantas lavagens ao longo da semana. O ideal é apostar em um shampoo leve e hidratante!

Cabelos lisos ou ondulados: São o oposto dos cabelos cacheados e crespos: são comumente mais oleosos e exigem mais lavagens ao longo dos dias. O recomendável é o uso de shampoos um pouquinho mais fortes para combater a oleosidade do couro cabelo.

Shampoo para todos os tipos de cabelos: Em geral, são criados com fórmulas que não agridem nenhum tipo de cabelo, podendo ser utilizado por todos eles. Quem tem uma rotina capilar bem regrada e certinha, normalmente não usa esse tipo de shampoo e dá preferência por tipos específicos para as necessidades do cabelo naquele dia e momento exato da lavagem.

shampoo
Veja qual o melhor tipo de shampoo para o seu cabelo cacheado, crespo, liso ou ondulado. | Foto: Freepik.

E o condicionador?

Lembra do que falamos antes sobre as cutículas? Pois bem, é aí que entra a ação do condicionador: fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo.

O condicionador tem a função de restaurar o PH do cabelo, trazendo de volta uma hidratação leve, que o shampoo removeu, além do brilho, maciez, maleabilidade para pentear e até nutrientes.

Nunca use somente o shampoo quando for lavar os cabelos, ok?

E também nunca use condicionador na raiz do cabelo! Isso aumenta muito a oleosidade do couro cabeludo, fazendo com que não adiante de nada o uso prévio do shampoo. O condicionador na raiz do cabelo está relacionado até mesmo com caspas! Não se esqueça!

Depois desse guia recheado de informações sobre os tipos de shampoo, com certeza sua rotina de cuidados capilares irá melhorar bastante. Continue acompanhando o Slow Beauty para mais dicas e conteúdos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastrar Informaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, informe seu melhor e-mail abaixo.
Abrir bate-papo