Você sabe o que são cosméticos veganos? Entenda como eles atuam na sustentabilidade

Com certeza, você já viu em algum rótulo a mensagem “produto vegano“, “cruelty free”, entre outros. De acordo com a pesquisa idealizada pela Grand View Research, o mercado de cosméticos veganos possui uma taxa de crescimento anual de 6,3%, assim, é possível maior competitividade alinhando bem estar e preservação do meio ambiente através de matérias-primas que não agridam nosso ecossistema e que preserve a beleza natural dos cabelos.

Acompanhe, a seguir, o quão é importante aderir aos produtos veganos no nosso dia-a-dia.

Os produtos veganos surgiram também como alternativa no universo da beleza substituindo os produtos químicos e sintéticos utilizados nos produtos de beleza. As tinturas de cabelo por exemplo, eram conhecidas por ter em sua composição, amônia – componente químico corrosivo perigoso para a pele, olhos e respiração por ter um cheiro característico – o mercado avaliando esses riscos à saúde do consumidor passou a adotar medidas de segurança para que esses tipos de composição fossem aos poucos saindo de circulação.

Ainda no mercado de cosméticos, algumas empresas ainda realizam testes em animais durante o processo de elaboração do produto, tanto para cabelos, quanto para maquiagem, produtos para a pele e ainda assim, uso de materiais sintéticos que agridem o solo e o meio ambiente.

O Slow Beauty entende a necessidade de produtos que tenham responsabilidade social e ainda questiona “até onde vai a beleza?” ou “porque não alinhar benefícios para a pele, rosto e cabelos, qualidade com a preservação ambiental que podem mudar o comportamento e hábitos de consumo?”. Essa consciência transforma diariamente o propósito da marca e conecta diretamente o consumidor às suas escolhas e tratar a beleza de forma única.

cosméticos veganos
Saiba o que são cosméticos veganos, marca vegana e produto vegano para cabelo. | Foto: Freepik.

O que é cosmético vegano?

Além de estilo de vida, o veganismo traz consigo questões essenciais para os hábitos e conscientização do comportamento da sociedade. Presente não só na alimentação, esses produtos têm como foco a preservação natural de seu ecossistema, como por exemplo, o meio ambiente e os animais. Diante disso, o veganismo está presente no vestuário e principalmente, no ramo de beleza e cosméticos.

No contexto geral, os produtos veganos não possuem nenhum ativo de origem animal como mel, colágeno, entre outros. Além disso, as marcas estão adotando iniciativas cruelty free – crueldade livre, em português –  no mercado acerca da testagem desses produtos, comprovando que não houve realização de teste ou atos de crueldade com os animais.

Os cosméticos veganos são produtos que não tem nenhum tipo de procedência ou origem animal em sua composição. Independente da finalidade, esses produtos passam por um controle de certificação, geralmente analisado pelo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) para ser considerado vegano. Importante ressaltar que para um produto receber a certificação pelo órgão nacional, é necessário cumprir uma série de requisitos e pagar uma taxa adicional para aderir ao selo no produto. De acordo com a entidade, cerca de 3 mil produtos possuem a certificação no Brasil.

As pessoas estão mais conscientes sobre os produtos que utilizam, pois contribuem para a preservação ao ambiente que se vive e também, uma atenção especial para a própria qualidade de vida, visto que parte dos componentes químicos utilizados nesses produtos podem impactar e causar sérios danos à saúde a longo prazo. Está cada vez mais frequente a busca por informações sobre a finalidade desses produtos, componentes utilizados e selos que comprovem a procedência dos ingredientes nos rótulos das embalagens.

Vegano x Natural: qual é a diferença?

Na hora da escolha de um produto é natural que o consumidor possa confundir a procedência de um produto natural, para um produto vegano. Um exemplo disso, são os produtos que possuem extrato de mel em sua composição. Esse não pode ser considerado um cosmético vegano, porque o mel é de origem animal, contudo, pode ser considerado um cosmético natural desde que os outros componentes da fórmula não utilizem ativos químicos que podem comprometer a saúde do consumidor e promova um resultado diferente do prometido, sem eficácia. 

Entenda a diferença de um cosmético vegano, natural e orgânico:

  • Cosméticos veganos: Conforme dito anteriormente, os cosméticos veganos não tem nenhuma procedência animal em sua fórmula e realizam testes em animais durante o processo de fabricação. Entretanto, os produtos veganos podem não ser considerados naturais, pela possibilidade de haver matéria-prima sintética, como os parabenos, sulfatos e petrolatos, por exemplo.
  • Cosméticos naturais: Os cosméticos naturais em sua composição não possuem substâncias químicas ou tóxicas no processo de fabricação e sua matéria-prima são diretamente colhidas da natureza, principalmente os óleos naturais utilizados nos cabelos, como óleo de coco, de abacate que são os mais populares. Nesse cenário, os produtos naturais podem ter até 95% dos seus componentes naturais e os outros 5% podem ter elementos sintéticos desde que liberados pela entidade regulamentadora. Diferente dos produtos orgânicos, que não devem possuir nenhuma procedência química.
  • Cosméticos orgânicos:  Os cosméticos orgânicos não possuem procedência industrial e não utilizam substâncias químicas em sua fórmula, logo, não são permitidos fragrâncias ou corantes sintéticos na produção do produto. Neste cenário, os cosméticos orgânicos têm como matéria-prima o cultivo sustentável/renovável, seguindo protocolos de produção ecologicamente correta e sustentabilidade.

Por que usar cosméticos veganos?

Os cosméticos veganos possuem uma série de finalidades, assim como todas as classificações de produtos que promovem saúde e bem estar ao consumidor, além de compromisso ao meio ambiente.  Na estrutura capilar, os produtos veganos possuem benefícios que são perceptíveis a longo prazo aos cabelos, com efeito natural e o resultado em longo prazo, estimulando a produção de células que dão mais vida aos fios. Além das demais vantagens:

  • Vidas preservadas com relação aos testes em animais;
  • Menor risco de alergias;
  • Redução do impacto ambiental;
  • Responsabilidade social e conscientização;
  • Maior variedade de produtos aos adeptos de estilo de vida vegano.

Os produtos veganos são opções que visam as nossas consequências no futuro no que diz respeito ao meio ambiente, pois, as empresas com esse viés tendem a investir em tecnologias que facilitem a embalagem reutilizável ou até mesmo o descarte consciente. Geralmente, esses produtos também contribuem para diminuição de irritações ou alergias na pele.

Os produtos do Slow Beauty, possui além da excelência dos seus produtos, a responsabilidade social em preservar nosso planeta, através das ações sustentáveis e garantindo saúde e bem estar. Conheça nossos produtos, de acordo com a estrutura do seu cabelo e ainda contribua para uma indústria cada vez mais consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastrar Informaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, informe seu melhor e-mail abaixo.
Abrir bate-papo