Corte em U e corte em V: saiba quais são as diferenças e tipos

Mulheres com cabelos longos que querem dar uma repaginada no visual, mas tem um pouco de receio de enfrentar a tesoura, podem se beneficiar com esses dois cortes de cabelo: o corte em V e o corte em U, e nós vamos contar o porquê.

 

É um mito pensar que cabelos longos não precisam de corte: um cabelo longo e sem corte pode perder a sua graciosidade em fios pesados com pontas duplas e secas.

 

Não é porque você oferece um corte ao seu cabelo comprido que ele irá deixar de ser longo. O corte de cabelo certo pode garantir que os fios ganhem leveza e movimento sem perda de comprimento.

 

Tanto o corte em U quanto o corte em V são curtos somente na frente, e vão aumentando o comprimento de forma gradual, formando uma cascata. Isso garante que o cabelo continue digno de uma Rapunzel, mas com um charme a mais.

 

Mas, apesar de parecidos, os efeitos desses dois cortes são um pouco diferentes. Além disso, somado a eles, alguns acabamentos podem oferecer mais ou menos textura e mais ou menos movimento, à depender também da ondulação dos fios.

 

A seguir, confira mais sobre os dois cortes queridinhos das donas de cabelos compridos.

 

O efeito assimétrico do corte de cabelo em U e do corte em V dá mais movimento aos fios longos. | Foto: Freepik.

 

Corte em U

O corte U tem a premissa de fazer um caimento em cascata, não sendo um corte tão marcado.

 

De costas, o cabelo forma o desenho de um U. Esse cabelo possui o volume mais concentrado nas pontas e tem o acabamento mais natural.

 

Corte em V

O corte V tem a mesma premissa do corte U, de fazer um caimento em cascata, só que esse por sua vez é um corte mais marcado.

 

O corte em V foi muito requisitado em mulheres moderninhas de madeixas compridas nos anos 90 e 2000.

 

Ele tem esse nome porque se você olhá-lo de costas vai ver o formato de um V, que pode ser mais ou menos marcado a depender do tipo de cabelo e do acabamento dos fios.

 

Diferença entre os cortes

Enquanto o corte em V é bem mais perceptível e moderno, o corte em U é mais discreto e delicado. Essa seria a principal diferença entre os dois cortes, seu desenho e a impressão que ele passa a quem vê.

 

No entanto, há outros acabamentos que, somados a esses cortes, irão trazer variações bem perceptíveis em relação ao balanço dos fios, se as mechas irão ficar mais marcadas ou não, e se o cabelo irá aparentar ser mais pesado ou mais leve. Tudo isso irá depender do gosto pessoal e do tipo de cabelo de quem usa. Por exemplo:

 

Uma mulher com o cabelo ondulado, fino e mais ralo pode optar por um cabelo em U para dar mais peso aos fios e adicionar camadas para que o contraste de mechas gere ainda mais volume.

 

Como cada caso é um caso, vamos te mostrar as diferentes versões de corte em V e corte em U e seus diferentes resultados em cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos, sejam eles finos ou grossos.

 

Tipos de corte U e em V com acabamentos diferentes

Abaixo, separamos alguns exemplos dos tipos de mudanças entre os cortes de cabelo que podem fazer toda a diferença no visual das madeixas e te ajudar a atingir diferentes resultados. Confira!

 

Corte em U e corte em V simples

Os modelos de corte de cabelo em U e corte em V simples não possuem outros acabamentos, dando destaque ao formato dos fios quando olhados por trás. Quem tem fios lisos e gosta de cortes geométricos, pode investir no corte em V simples, já as românticas podem aderir ao corte em U.

 

Ambos os cortes ficam mais marcados em lisas e onduladas, mas isso não quer dizer que o corte em U e corte em V não podem ser feitos em cacheadas e crespas, uma vez que o acabamento final é tão lindo quanto.

 

Aliás, é comum que lisas e onduladas procurem esses cortes justamente para ganhar volume e ondinhas mais marcadas, coisas que as cacheadas tem de sobra, não é mesmo?

 

Corte em U e corte em V desfiado

O desfiado é perfeito para quem tem cabelos lisos e quer oferecer movimento aos fios, ou para quem tem cabelo cacheado e deseja distribuir os cachos de forma harmônica, evitando que o volume fique carregado somente nas pontas.

 

Corte em U e corte em V repicado e em camadas

Esse estilo de acabamento em corte de cabelo V e corte de cabelo U confere mais volume à quem tem pouco cabelo ou tem fios muito finos.

 

Adicione camadas para obter ainda mais volume!

 

Corte em U e corte em V em degradê

Aqui a cascata do corte é ainda mais evidente, já que os fios começam ainda mais curtos no topo da cabeça. Esse modelo possui grande versatilidade e dá à penteados semi presos um charme, já que as mechinhas mais curtas da frente se destacam.

 

O degradê do corte de cabelo em U é mais discreto, já que em geral, sua característica é de ter uma cascata não tão evidente.

 

Corte em U e corte em V com franja

Esses cortes de cabelo longo podem ganhar um charme ainda maior com uma franjinha, seja ela lateral, reta, desfiada, mais curtinha ou mais comprida.

 

No geral, as franjas dão um lindo contraste com os fios longos, garantindo ainda mais personalidade ao visual.

 

Lembrando que qualquer corte em cabelos cacheados e crespos devem ser feitos a seco, e cortados de acordo a angulação de cada cachinho!

 

Qual escolher?

Para saber se é melhor escolher o corte em V ou em U para o seu caso, é legal ter em mente que tipo de efeito você espera que o corte traga para as suas madeixas.

 

Se você procura por um volume mais bem distribuído, opte pelo corte em V e adicione repicados e camadas. Agora, se você procura por um cabelo com volume mais concentrado nas pontas, escolha o corte em U. Para conseguir cabelos mais controlados, peça para o cabeleireiro desfiar os fios.

 

Como já mencionado, tudo irá depender do acabamento que você deseja para os seus fios, e claro, do seu cuidado pós-corte. Para manter o seu cabelo lindo, não esqueça de cuidar de suas pontas. Agentes externos como sol, calor, vento e poeira podem quebrar os fios e fazer com que o corte se perca.

 

Para manter o corte bonito, é necessário cuidar bem das pontas. | Foto: Freepik.

 

Sempre mantenha os cuidados capilares em dia: use protetor térmico antes de entrar em contato com fontes de calor, e leave-in para cuidar das pontinhas. Também é interessante usar produtos para reduzir ou aumentar o volume dos fios, destacando o corte escolhido de acordo com o visual que faz mais o seu estilo.

 

Agora que você já sabe a diferença do corte em U e do corte de cabelo em V, que tal dar uma olhadinha em produtos que podem te ajudar a manter seu corte lindo? O Slow Beauty conta com produtos veganos para todos os tipos de cabelo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Cadastrar Informaremos quando o produto chegar em estoque. Por favor, informe seu melhor e-mail abaixo.
Abrir bate-papo