Existe uma certa confusão na cabeça das pessoas sobre a diferença entre descolorir e platinar o cabelo. Apesar de serem dois procedimentos que se relacionam entre si (principalmente ao fato de ambos alterarem a cor dos fios), não está correto afirmar que platinar o cabelo é equivalente a descolorir, ou vice-versa.
Tanto descolorir quanto platinar o cabelo tem como principal finalidade deixar os fios mais claros, retirando a cor atual e tornando o cabelo mais loiro. A diferença, portanto, está mais na expectativa do resultado final do que nas etapas dos procedimentos em si. É preciso, nesse sentido, entender mais sobre ambos para evitar que haja alguma confusão e você acabe escolhendo fazer um procedimento que não seja tão vantajoso de acordo com o seu cabelo e o resultado final que você está buscando.
O que é descolorir o cabelo?
É interessante entender, em primeiro lugar, o que é descolorir o cabelo, uma vez que esse é um procedimento mais abrangente usado para atingir diversos resultados na coloração capilar. Descolorir o cabelo nada mais é do que abrir as cutículas capilares e remover o pigmento dos fios, fazendo com que ele fique mais claro. Quanto mais tempo os produtos ficam aplicados no cabelo, mais loiro os fios ficam.
Esse é um procedimento feito com bastante frequência em cabelos mais escuros, em que nem os tonalizantes de diferentes cores, nem as tintas conseguem pegar. Dessa forma, muitas pessoas acabam precisando ter de descolorir o cabelo para platiná-lo, sendo essa ação a primeira determinação na diferença entre descolorir e platinar.
E o que é platinar o cabelo?
Após a definição do que é descolorir o cabelo, possivelmente o conceito de platinar o cabelo ficou um pouco mais nítido. Um cabelo platinado é aquele que atinge um tom extremamente claro, que ou atinge o branco ou chega bem perto dele. Alguns tons de platinado vão para o lado do prateado ou do cinza, mas sempre com um fundo mais branco.
Para atingir a tonalidade do platinado, algumas tonalidades mais claras de cabelo conseguem usar apenas uma tinta para platinar o cabelo. Os cabelos mais escuros precisam fazer a descoloração seguida de uma tinta específica para platinar para conseguir atingir o tom desejado. Assim surge mais uma diferença entre descolorir e platinar.
Agora, falando um pouco sobre a diferença de tempo entre o processo de descoloração e o de platinar o cabelo, isso irá depender da volumagem da água oxigenada, do estado de saúde do cabelo, e da tonalidade a ser atingida. Em geral, tanto o processo de descolorir, como o de tingir o cabelo levam entre 40 e 60 minutos cada; se um dos dois precisar ser repetido, ou se forem feitos um em seguida do outro, é possível concluir que levará o dobro do tempo para atingir os resultados desejados.
Algumas pessoas também têm a dúvida de se pode descolorir o cabelo depois de platinar, e para responder essa pergunta, é necessário ter em mente a condição dos fios. Se eles não estiverem muito danificados, o procedimento pode ser feito nos cabelos que já são platinados, mas para verificar isso, o ideal é fazer um teste de mecha e, se possível, contar com a avaliação de um profissional.
As diferenças entre descolorir e platinar
A principal diferença entre descolorir e platinar é que platinar implica um resultado estético final (cabelo extremamente claro que chega ao branco ou perto do tom ou vai para o prateado), enquanto descolorir é uma forma de tornar o cabelo mais claro, seja ele para um tom platinado ou para qualquer outra tonalidade, ou seja, a descoloração é um possível caminho para o platinado.
Além dessa principal diferença, o restante das divergências ficam apenas na forma como os procedimentos são feitos. Existem produtos específicos apenas para a descoloração (pó descolorante e água oxigenada) e outros apenas para o cabelo platinado (que são as tintas para atingir a tonalidade). Geralmente após a descoloração de um cabelo para qualquer fim, é usada uma tinta para uniformizar a cor.
O que é preciso para descolorir e platinar o cabelo?
Após entender a diferença entre descolorir e platinar, chegou a hora de saber o que é preciso para cada um dos procedimentos. Para descolorir, é necessário fazer uma mistura entre pó descolorante e água oxigenada, e para platinar, às vezes é preciso descolorir e usar uma coloração permanente, para alcançar o tom desejado.
Para ambos os casos, é crucial que a saúde capilar esteja em dia. Esses são procedimentos que danificam muito o cabelo pois, além da cor, eles também retiram muitos nutrientes e podem fazer com que fiquem fracos, secos e quebradiços (podendo gerar até corte químico, em alguns casos). Dessa forma, não é legal fazer esses processos de clareamento em cabelos que já possuem química e tintura.
Produtos para cuidados pós-descoloração
Ambos os processos que tornam a tonalidade de um cabelo mais clara costumam ser muito danosos para os fios (principalmente se um procedimento for feito após o outro). Por isso, é preciso que os fios sejam cuidados de uma forma especial para que possam se manter saudáveis e bonitos e evitar que fiquem quebradiços.
Máscara de hidratação
Após qualquer um dos procedimentos, é imprescindível o uso frequente de uma máscara de hidratação nas lavagens de cabelo, entre o shampoo e o condicionador, pois é ela que irá devolver os nutrientes aos fios.
A máscara de hidratação deve ser usada depois do shampoo, pois ele irá abrir as cutículas, então ela irá agir no fio aberto (o que potencializa o resultado) e depois vem o condicionador e fecha as cutículas. Nesse passo não existe diferença entre descolorir e platinar.
Óleos capilares
Mais um cuidado que não tem diferença entre descolorir e platinar é a aplicação de óleos capilares. Existem no mercado uma série de óleos naturais (como os de coco, de macadâmia, de argan e de abacate) que ajudam a devolver a hidratação das madeixas.
O interessante é que seja passado um pouco de óleo todos os dias (dependendo do caso, duas vezes ao dia). Após a passagem, os fios podem ficar com aspecto oleoso, mas logo eles absorvem o produto e ficam bem bonitos e hidratados.
Shampoos e condicionadores matizadores
No caso dos shampoos e condicionadores matizadores, a principal diferença entre descolorir e platinar é que no segundo caso eles costumam ser usados com mais frequência.
A principal função desses produtos é retirar o amarelado dos fios que costuma ficar após platinar ou descolorir. Dessa forma, o uso deles como um cuidado pós-procedimento é mais ligado à estética do que à saúde propriamente dita, mas é possível aliar os dois.
Reconstrutores capilares
Existem produtos reconstrutores capilares em diferentes consistências (creme, gel, mousse) que podem ser utilizados diariamente para aumentar a saúde dos fios, e nesse caso também não há diferença entre descolorir e platinar.
Mais do que saber a diferença entre descolorir e platinar, é preciso tomar consciência de que a saúde do cabelo deve estar impecável para qualquer um desses procedimentos. É muito importante que os produtos usados para isso cuidem realmente dos fios, e não os maquiem de forma enganosa. Por isso, venha conhecer os produtos veganos disponíveis no Slow Beauty! Acesse o site clicando aqui.