Já sentiu vontade de desistir da transição capilar? Se a sua resposta for sim, saiba que isso é mais comum do que se imagina. Às vezes, no meio do caminho, as cacheadas e crespas se sentem enfadadas devido a dificuldade em disfarçar as diferentes texturas do cabelo. Mas a transição capilar pode ajudar a voltar a ter um cabelo saudável, mas você sabe como fazer transição capilar?
A transição capilar é um processo no qual cabelos tratados com química retornam ao seu estado natural. Esse processo é demorado e bem difícil em alguns momentos, ainda mais se você for uma pessoa impaciente que prefere cortar o cabelo a deixá-lo crescer. Mas afinal, o que exatamente é a transição capilar e como fazê-la corretamente?
O que é a Transição Capilar?
A transição capilar é parte da etapa de se livrar de toda a química presente no cabelo. Geralmente ele é feito pelas cacheadas e crespas que usavam selagens, a fim de alterar a curvatura dos cachos, amenizando as molas ou alisando, e agora já não querem mais alisar os fios.
Esses alisantes podem parecer inocentes no início, ainda mais quando optamos por somente abrir as molinhas do cabelo, mas a verdade é que todos os produtos que alteram a curvatura capilar prejudicam sua estrutura, deixando os fios cacheados e crespos, que já são mais porosos, ainda mais ressecados e quebradiços, podendo gerar queda.
Além disso, nossos cabelos são nossa identidade e o processo de alisar o cabelo está ainda muito ligado à pressão estética. Hoje em dia, cacheadas e crespas, além de pedirem por cabelos mais saudáveis, querem aprender a valorizar a beleza natural dos seus cachos. É aí que entra a transição capilar.
Como vimos, esse processo deixa o cabelo crescer até voltar a sua textura natural, enquanto corta as pontinhas e usa produtos para devolver a modelagem dos cachos.
Acontece que, nessa fase, podemos acabar nos estressando se não soubermos lidar com as múltiplas texturas. Por isso, é importante saber como fazer transição capilar corretamente, disfarçando essas texturas sem interferir na saúde capilar.
5 Dicas para uma Transição Capilar Suave
A seguir, confira as principais dicas de como fazer transição capilar tranquilamente:
1 – Evite usar química
Durante a transição capilar, é importante evitar o uso de químicas como alisamentos, relaxamentos e colorações. Essas químicas podem danificar o cabelo e prejudicar o processo de transição.
2 – Hidrate o cabelo
Para manter o cabelo saudável durante a fase de transição capilar, é muito importante hidratá-lo regularmente. Para isso, use produtos específicos para o seu tipo de cabelo e faça hidratações profundas, pelo menos, uma vez por semana.
3 – Proteja o cabelo
Durante a transição capilar, o cabelo pode ficar frágil e quebradiço. Proteja o cabelo usando pentes de dentes largos, evite penteados muito apertados e durma com uma touca ou lenço de seda para evitar o atrito com o travesseiro.
É importante que o pente seja de madeira para reduzir o frizz, pois pentes de plástico causam estática e “incham” os fios.
4- Corte as pontas
Corte as pontas do cabelo regularmente para remover as partes danificadas e estimular o crescimento capilar de forma saudável.
5 – Tenha paciência
Por mais que essa dica pareça irônica, a transição capilar pode ser um processo demorado e, por isso, é importante ter paciência e não desistir. Para isso, mantenha uma rotina de cuidados com o cabelo e os resultados virão com o tempo.
Cada cabelo tem o seu próprio tempo para crescer. Apesar do tempo comum de crescimento variar entre 1 a 1,5 cm ao mês, muitos fatores podem afetar esse crescimento. Entre eles, fatores como: idade, saúde, genética, nutrição e cuidados com o cabelo. Por isso, seja disciplinada mas paciente, assim seus cabelos crescerão mais rápido e saudáveis.
Cuidados com o Cabelo Durante a Transição
Uma das partes mais importantes para a transição suave é cortar pequenas partes do cabelo com química conforme ele vai crescendo, assim fazendo a renovação do cabelo. Porém, não é só com cortes que ele vai melhorar, também é preciso de hidratações.
- Invista em uma rotina de hidratação para recuperar seu precioso cabelo, pense nele como se fosse seu rosto e estivesse fazendo skin care. É nesse momento onde muitas pessoas ficam com receio e até mesmo desistem de fazer a transição capilar, ficando com aquela mistura de cabelo natural com cabelo cheio de químicos.
- Invista em pentes de dentes largos para evitar quebras e danos aos fios de cabelo. Pentes com dentes finos danificam os fios
- Na transição, não é recomendado o uso de fontes de calor. Também é importante não descuidar do cronograma capilar.
- Invista em penteados. Os penteados irão te ajudar a não desistir da transição, então invista um tempinho do seu dia para treinar penteados fáceis. Use grampos, mousse ou gel para ajudar a disfarçar o cabelo em crescimento.
Produtos Essenciais para a Transição Capilar
Confira quais são:
Shampoo e condicionador para cabelos cacheados/crespos
Os cabelos cacheados e crespos têm necessidades diferentes dos cabelos alisados. Portanto, é importante investir em produtos específicos para seus cabelos, fazendo com que seus novos fios cresçam fortes.
Esses produtos costumam conter óleos e manteigas vegetais, além de serem enriquecidos com vitaminas e nutrientes, que tornam os cabelos mais saudáveis e com mais definição. Eles contém plantas e minerais com funções que turbinam os cachos.
Óleo e manteigas vegetais
Os óleos vegetais são ótimos para ajudar a nutrir e hidratar os cabelos naturais. Eles ajudam a manter o cabelo saudável e brilhante. Além disso, as manteigas, que são mais concentradas como a manteiga de Karité, ajudam a turbinar os cabelos nos dias de maior ressecamento.
Exemplos de óleos que nutrem o cabelo: o óleo de coco, azeite de oliva, óleo de rícino e óleo de jojoba.
Creme de pentear
Os cremes de pentear ajudam a definir os cachos e a reduzir o frizz. Eles também hidratam o cabelo e mantém a umidade nos fios ao longo do dia, melhorando a aparência dos cabelos em transição.
Além disso, o creme de pentear também auxilia no disfarce das múltiplas texturas.
Gel ou mousse para definição de cachos
O gel ou a mousse são opções mais “pesadas” que o creme, aumentando ainda mais a definição dos cachos e a redução do frizz, mantendo o cabelo no lugar durante o dia.
Touca de cetim
A touca de cetim é importante para proteger os cabelos naturais durante a noite. Ela evita que os cabelos sejam danificados durante o sono, reduzindo a quebra e o frizz.
Tesoura de corte
Para cortar as pontas dos cabelos naturais, a tesoura de corte é a mais recomendada. É importante cortar as pontas regularmente para evitar pontas duplas e manter o cabelo saudável.
Outra questão é que, quanto mais atenção você der à frequência desse passo, mais rápido você para de se incomodar com as texturas durante a transição capilar.
Como Manter o Cabelo Saudável Durante a Transição
Durante a transição, além dos cuidados que mencionamos para estimular o crescimento e disfarçar as texturas, é importante dar atenção a certos detalhes para manutenção da saúde capilar.
A seguir, veja dicas complementares de como fazer transição capilar, priorizando a saúde dos fios.
Mantenha uma dieta saudável
O cabelo é um reflexo da saúde geral do corpo, então é importante garantir que você esteja comendo uma dieta equilibrada e saudável. Certifique-se de incluir alimentos ricos em vitaminas e minerais, como proteínas, vitaminas B, vitamina C, ferro e zinco.
Lave o cabelo com cuidado
Além de lavar o cabelo com produtos suaves, não esfregue o cabelo vigorosamente. Esfregar o cabelo com força pode causar quebra e danos.
Use produtos naturais
Produtos com sulfato podem ressecar o cabelo e prejudicar o processo de transição, por isso opte por produtos sem sulfato, que são mais suaves e menos agressivos.
A melhor alternativa são sempre os produtos naturais, incluindo produtos orgânicos, bem como produtos veganos e no poo (sem agentes nocivos). Leia o rótulo!
Faça massagens no couro cabeludo
Fazer massagens regulares no couro cabelo pode aumentar a circulação sanguínea no local e ajudar a estimular o crescimento saudável do cabelo.
Proteja o cabelo do sol
O sol pode danificar o cabelo e torná-lo mais fraco e quebradiço, então certifique-se de proteger o cabelo com um chapéu ou lenço quando estiver ao sol. Além disso, evite penteados apertados, pois eles podem causar tensão no cabelo, levando à quebra e danos. Opte por penteados mais soltos e gentis para o cabelo durante a transição.
Hidrate o cabelo de dentro para fora
Beba bastante água para manter o cabelo hidratado e saudável de dentro para fora. Lembre-se que a transição capilar pode ser um processo longo e difícil, mas com paciência, cuidados regulares e dedicação, você pode ter um cabelo saudável e bonito.
Agora que você já sabe como fazer transição capilar, que tal procurar produtinhos saudáveis e hiper nutritivos? No Slow Beauty você encontra, clique aqui.