Cris Dios Organics
Condicionador Repair Cris Dios 250 ml
A pessoa ter um cabelo fino pode ser uma característica genética ou ser devido a algumas práticas cotidianas. Por ficar com um aspecto ralo, esse tipo de cabelo pode não agradar esteticamente. Felizmente, existem alguns cuidados que podem ser tomados para engrossar os fios e deixar ele mais cheio.
Por isso, separamos algumas informações para que você possa ficar mais ciente a questões sobre cabelo ralo e fino, e assim, como pode fazer para engrossar cabelo.
Por que o cabelo fica mais fino?
Vamos mostrar alguns fatores que podem deixar o seu cabelo mais fino:
Estresse
O estresse é o principal causador de uma patologia chamada Eflúvio Telógeno Agudo. Essa condição tem como a principal característica a queda de cabelo e o afinamento dos fios causado por alterações no organismo.
O estresse causa a queda de cabelo e o afinamento dos fios, e ele costuma aparecer em momentos mais tensos da vida de uma pessoa. Além disso, o estresse que temos no dia a dia também pode colaborar para essas condições.
Falta de nutrientes
O crescimento dos fios está extremamente vinculado com os nutrientes presentes no organismo humano. Assim, quando há deficiência de micronutrientes na alimentação, os fios podem ficar finos e ralos.
Geralmente os nutrientes que mais fazem falta para a saúde dos cabelos são: Ferro e Vitamina D, uma vez que eles são muito importantes para o crescimento dos folículos capilares humanos. Ainda assim, outros nutrientes também contam.
Questão hereditária e de idade
Os hormônios são responsáveis pela regulação da grande maioria das funções do corpo humano, inclusive das características físicas do cabelo e de seu crescimento. Assim, quando há carência deles, problemas nos fios começam a aparecer.
Para as mulheres, os hormônios geralmente começam a falhar no período da menopausa, e é aí que os fios ficam mais ralos e a queda de cabelo mais intensa. O problema hereditário acontece mais para os homens, que geralmente ficam calvos.
Falta de lavagem
Não lavar os cabelos é algo que agrava a queda de cabelo e que, se ocorrer de forma progressiva, pode sim influenciar no afinamento dos fios. Assim, é preciso lavar o cabelo pelo menos 3 vezes na semana.
O que ocorre com a falta de lavagem é que microrganismos que estão no ar, principalmente quando os fios ficam em ambientes poluídos, e o suor se acumulam nas madeixas e, como consequência, a saúde dos fios vai para o ralo.
Química em excesso
Existem diversos tipos de químicas que podem ser aplicadas em um cabelo. As mais comuns são a descoloração, a tintura e os produtos para alisar os fios.
Quando essas químicas são feitas de forma com frequência, a massa dos fios se perde e as características do cabelo mudam, ou seja, há uma perda de força e, como consequência, o cabelo geralmente fica muito mais fino e pode até cair em excesso.
Produtos errados
O mercado de produtos para cabelo cresce progressivamente. Existem, assim, produtos específicos para cabelos lisos, cacheados, ondulados, crespos, secos, oleosos e por aí vai. Pode acontecer dos fios não se adequarem com o produto e acabarem ficando finos.
O que também pode acontecer é os cuidados diários serem feitos de forma inadequada. Um exemplo claro disso é a lavagem dos fios com água quente, algo que não é indicado.
8 dicas para engrossar o cabelo
Iremos mostrar a você 8 dicas de como engrossar o seu cabelo, então fique atenta:
1.Cuidado ao pentear
A forma correta de pentear os cabelos é mais um cuidado para quem tem fios mais finos e quebradiços do que uma forma de engrossar o cabelo em si. Ainda assim, se esse cuidado for colocado em vigor, as chances de os fios ficarem mais grossos aumentam.
Costuma ser melhor pentear esse tipo de cabelo com uma escova, sempre começando pelas pontas e ir subindo conforme os fios forem desembaraçados. É preciso ter muito cuidado para não ser agressivo.
2.Hidratação constante
É a hidratação que irá devolver aos fios a água e os nutrientes perdidos no dia a dia. É importante mencionar que ela não é capaz de repor a falta causada pela alimentação, mas sim pela falta de lavagem e até pela questão do estresse.
O indicado é que a hidratação seja feita pelo menos uma vez na semana com alguma máscara hidratante específica para o tipo de cabelo de quem está querendo engrossar os seus fios.
3.Umectação
A umectação capilar é um tratamento para fios feitos com óleo vegetal. Assim, além de hidratar, a umectação também encorpa as fibras capilares, fortalecendo as madeixas e dando brilho adequado para o cabelo.
O ideal é que esse óleo não fique no cabelo para que os fios não fiquem com um aspecto oleoso. Para isso, a dica é dormir com esse óleo no cabelo, que pode ser por exemplo: azeite, de coco, babosa e retirar logo pela manhã.
4.Reconstrução capilar
A reconstrução capilar é um processo em que são aplicados nos fios os nutrientes que faltam. Existem alguns produtos específicos para essa etapa do cronograma capilar, mas o melhor mesmo é procurar um profissional, onde ele será responsável por fazer um diagnóstico dos fios e entender quais são as necessidades deles e o que pode ser feito para que eles consigam ficar mais grossos e cheios.
5.Alimentação específica
Além do consumo de Ferro e de Vitamina D, é indicado para quem deseja ter cabelos mais grossos e cheios a ingestão de alimentos que sejam ricos em biotina, também conhecida como Vitamina B7.
A Vitamina B7, ou biotina, está presente em muitos alimentos do dia a dia, fáceis de serem encontrados, como por exemplo, gemas de ovos, leite, batata, peixe, espinafre, brócolis e vários outros.
6.Deixar de lado calor e química
Utensílios que usam calor para alterar as características do cabelo, como o secador, a chapinha, o babyliss, acabam gerando fissuras nos fios, que acarretam a perda considerável de massa capilar. Como consequência, os fios ficam quebradiços, finos, ralos e com pontas duplas. A química também dá o mesmo aspecto. Assim, é uma boa deixar o calor e a química de lado para ter fios mais grossos e cheios.
7.Uso de produtos corretos
Os produtos usados nos cuidados diários com o cabelo devem ser específicos para o tipo de fio. Existem alguns produtos que têm um papel fundamental para engrossar o cabelo, tendo em sua formulação os nutrientes necessários.
8.Acompanhamento médico
A causa de um cabelo ralo e fino pode ser patológica. Por isso, pode ser interessante visitar um dermatologista que, se for o caso, pode recomendar sessões de LEDterapia, por exemplo.
No texto falamos para você algumas dicas de como engrossar seu cabelo fino de forma mais saudável, sem que ele seja prejudicado.
Os produtos corretos específicos para cabelo fino podem ser encontrados no Slow Beauty. Temos uma seleção de produtos veganos que se preocupam com a saúde de seus fios. Para mais informações, acesse o site.
Adorei essas dicas o meu cabelo tá muito ralo estou com minha autoestima lá em baixo
Olá, Andreia!
Tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado das dicas!
Entendo como é difícil lidar com questões relacionadas ao cabelo e à autoestima. Se precisar de mais orientações ou quiser conversar sobre outras opções de cuidados, estamos aqui para ajudar.
Podemos explorar tratamentos ou produtos específicos.
Amei [email protected]
Amei sua dica , vou procurar tudo que vc me indicou e usar , para hidratar meu cabelo.